Imprensa

Em Osasco, Mercadante defende políticas públicas para a 3ª Idade

Candidato a governador visitou asilo e propôs modelo de assistência aos idosos integrado ao convívio familiar. Senador disse que internação deve ser a última alternativa

Guilherme Lisboa
(politica@webdiario.com.br)

O candidato a governador Aloizio Mercadante (PT) defendeu, neste domingo, durante visita ao Lar Bussocaba, em Osasco, a criação de políticas que garantam qualidade de vida aos idosos. Em sua quarta atividade de campanha realizada no município, desde o início do período eleitoral, o petista afirmou que pretende investir num modelo de assistência que integre atividades de lazer e convivência para os idosos sem que eles percam o contato com a família.

Fonte: Portal Terra

“Temos que estimular os Centros de Referência do Idoso e permitir que eles tenham uma vida comum, que possam trocar experiências, jogos, brincadeiras, bailes e aprender a mexer na Internet”, ressaltou Mercadante. Segundo ele, o pior problema da Terceira Idade é a solidão e, por isso, é essencial que as políticas públicas mantenham os idosos perto de seus parentes. “Esse é o grande caminho para que as famílias traba lhem e, na volta, peguem os idosos e levem para casa”, propôs.

O Lar Bussocaba, administrado pela instituição de caridade Assistência Vicentina Imaculada Conceição, atende 74 idosos, entre homens e mulheres, e está localizado na avenida Padre Vicente Melilo, 831, Jardim Ester. Andando pelos corredores da instituição e conversando com os assistidos, Mercadante destacou que a internação de idosos deve ser a última alternativa dos filhos e parentes.
A visita do candidato coincidiu com a comemoração do Dia dos Pais, o que levou o petista a enfatizar a situação de abandono em que se encontram muitos idosos internados. “Hoje é Dia dos Pais e sabe quantas famílias visitando nós vimos aqui? Nenhuma”, lamentou.

Ampliação do SUS

O candidato ao governo também falou sobre suas propostas para a área da Saúde e frisou que o Estado de São Paulo precisa implantar, definitivamente, o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele criticou a falta de parceria do governo estadual co m os municípios e com o governo federal e avaliou que melhorar a situação dos exames diagnósticos é a maior urgência da saúde paulista.

“Em algumas regiões do Estado e na periferia, é muito difícil fazer um exame quando se precisa. Por exemplo, só temos 913 equipamentos de mamografia no Estado. Muitas mulheres não morreriam de câncer se pudessem fazer exames de rotina quando precisam”, afirmou. Se for eleito, Mercadante pretende adotar o modelo federal de Saúde, com a implantação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e com investimento no Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu).

Mercadante citou ainda pesquisa da Secretaria de Saúde que mostrou que 30% dos pacientes do SUS de São Paulo demoram até 6 meses para conseguir fazer sessões de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

Educação de qualidade

O senador afirmou ainda que a Educação será uma das prioridades de seu governo. “A Educação é um problema decisivo para o futuro d o Brasil. A sociedade do futuro é a do conhecimento, da inteligência. Para isso, temos que investir no setor”, argumentou.

Para o candidato, além de professores de qualidade, valorizados e motivados, educação de verdade exige acompanhamento por parte dos pais. “Por isso, a avaliação sistemática e o boletim têm que ser levados a sério. Só assim, professores e pais poderão acompanhar o desempenho dos alunos, não para reprová-los, mas para ajudá-los. O sistema de ensino precisa de profundas mudanças”, defendeu. O petista pretende instituir progressivamente o ensino em tempo integral, considerado por ele como meta estratégica.

Outras Matérias